domingo, 3 de outubro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
1ª GINCANA INTER SÉRIES
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Antônio Xavier da Rocha iniciou suas atividades em março de 1961. Em 28 de setembro do mesmo ano, teve seu funcionamento oficializado pelo decreto nº 12.658, estando completando hoje 49 anos de atividades em prol de uma educação de qualidade.
A escola já foi denominada Grupo Escolar, de Ensino Fundamental Incompleto até a 5ª série, e a partir de 28 de janeiro do ano de 2005 recebeu autorização para implantação de 6ª a 8ª séries, passando a denominar-se E.E.E.F.Dr. Antônio Xavier da Rocha.
Possui como Filosofia formar cidadãos críticos, fraternos, solidários que valorizem seus direitos e cumpram seus deveres. E como objetivo o crescimento de indivíduos que busquem e tracem caminhos para a realização pessoal e para e para o exercício consciente da cidadania.
A escola conta com uma equipe de 34 professores, 17 funcionários e 355 alunos, estes distribuídos em Classe Especial, 1º ao 4º Ano, 4ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental.
Desenvolve dentro do Projeto Integral oficinas: de reforço de aprendizagem, oficina de música, de biscuit, de informática, capoeira e invernada mirim.
É dia de festa. Festa em comemoração aos 49 anos de trabalho, de dedicação de coragem para enfrentar os desafios do dia-a-dia, de competência e de amor. Amor a causa mais nobre de uma sociedade: o ato de educar.
Hoje é dia de agradecer. Agradecemos, primeiramente, ao Pai Maior, por guiar nossos caminhos, por nos abençoar a cada dia que nasce, por estar sempre presente em nossas vidas.
Agradecemos a toda equipe de professores e funcionários que realizam seu trabalho com esmero, com responsabilidade e comprometimento.
Agradecemos aos alunos, que fazem da nossa escola uma "escola viva, alegre". São vocês queridos alunos o motivo pelo qual estamos aqui.
Agradecemosaos pais, que se fazem presentes na escola, que acompanham e auxiliam seus filhos para que tenham sucesso no decorrer do processo de aprendizagem.
Agradecemos aos membros da ACPM e Conselho Escolar, instituições sempre presentes e indispensáveis a Escola.
As comemorações aos 49 anos da Escola iniciaram dia 22/09/2010 com o lançamento da 1ª Gincana Inter Séries- Tema Central: Resgate Histórico da Escola, envolvendo alunos de 5ª a 8ª séries e culminamos hoje com um Culto Ecumenico e Mostra de Trabalhos de todas as séries e
anos da escola.
Agradecemos a presença de todos que aqui se encontram. Registramos a presença no dia do Aniversário da Escola:
* Professora Marlene Schleiniger Barcellos - Diretora 1983-1988. Aposentada.
* Professora Egla Rejane da Silva Dornelles - Diretora 1989-1995. Atual chefe do RH da 8ªCRE.
* Professora Mari Sandra Caino Brondani - Diretora 2000-2003. Vice diretora E.E.Olavo Bilac.
* Professora Adriana Trindade Vargas- Diretora 2007-2009. No exercício da docência na E.E. Xavier da Rocha.
* Professora Vera Cortêz. Aposentada.
* Professora Ondina Nunes da Silva. Aposentada.
*Funcionária Jussara Francelina Dias Trindade. No exercício das suas funções na Escola Tiradentes de Santa Maria/RS.
* Presidente da União Municipal Espírita - Senhora Mariangêla Leiva Amorim.
* Representante do Templo Afro- Brasileiro São Lázaro - Senhor Francisco Valdomiro Martins.
* Pastor da 1ª Igreja Batista de Santa Maria - Senhor João Marcos Farias.
* Monsenhor Atayde Buzanello - Pároco da Igreja Católica Santa Catarina.
Declaramos aberta a Mostra de Trabalhos.
TAREFAS DA GINCANA
TAREFA Nº 01: Trazer até a Escola um Ex- Aluno que tenha cursado ou esteja cursando um curso superior.
TAREFA Nº 02: Trazer 200(duzentas) notas ou cupons fiscais, cada um(a) com o valor mínimo ou superior a R$50,00. Período de validade do cupom :julho, agosto, setembro de 2010. Obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.
TAREFA Nº03: Trazer até a Escola um Ex-Professor(a).
TAREFA Nº 04: Trazer até a Escola um Ex-funcionário(a).
TAREFA Nº 05: Trazer 5 (cinco) balões vazios, nº 5(cinco), da cor da equipe. O líder deve escolher 5 (cinco) componentes da equipe. Os componentes escolhidos deverão encher os balões e mantê-los no ar por 02(dois) minutos. Obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.
TAREFA Nº 06: Escrever uma poesia que servirá de modelo para o Hino da Escola. Obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.
TAREFA Nº o7: Montar um painel com 3(três) fotos antigas e 3(três) fotos novas da Escola, obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora da Gincana.
TAREFA Nº 08: Convidar e trazer 01 (um) familiar do Dr. Antônio Xavier da Rocha. Obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.
TAREFA Nº 09: Convidar e trazer até a Escola a Coordenadora de Educação da 8ª CRE. No impedimento desta a Prof. chefe do RH da respectiva CRE. Obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.
TAREFA Nº 10: Trazar um bolo. Obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.
TAREFA EXTRA: Brincadeira da Argola. Obedecendo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora.
As equipes deverão nortear-se pelo Regulamento da Gincana.
A Comissão Organizadora após ao fechamento da tabela de pontuação das equipe divulgou os seguintes resultados:
EQUIPE CQC - 140 pontos.
EQUIPE TRATSER - 840 pontos.
EQUIPE RED BULL - 1.300 pontos.
EQUIPE NÓS TEMUNIDUS - 1.560 pontos.
EQUIPE CONFUSÃO ARMADA - 5.870 pontos.
EQUIPE 80ÇÕES - 8.300 pontos.
PREMIAÇÃO: uma viagem a um Parque Temático do Litoral Sul do nosso estado em dezembro.
Mais uma vez, agradecemos a participação de todos na Gincana de Resgate Histórico da Escola. As equipes, parabéns a todas pelo seu empenho e comprometimento na realização das tarefas. Todas são VENCEDORAS.
AGRADECEMOS ao GRANDE ARQUITETO do UNIVERSO.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
segunda-feira, 10 de maio de 2010
SOPRO DIVINO
Mães de todo tipo: dos irmãos, dos pais, dos amigos, dos sobrinhos,dos aunos, dos afilhados e dos filhos.....
Quando Deus criou as mães
Diz uma lenda que o dia em que o bom Deus criou as mães, um mensageiro se acercou Dele e lhe perguntou o porquê de tanto zelo com aquela criação.
Em quê, afinal de contas, ela era tão especial?
O bondoso e paciente Pai de todos nós lhe explicou que aquela mulher teria o papel de mãe, pelo que merecia especial cuidado.
Ela deveria ter um beijo que tivesse o dom de curar qualquer coisa, desde leves machucados até namoro terminado.
Deveria ser dotada de mãos hábeis e ligeiras que agissem depressa preparando o lanche do filho, enquanto mexesse nas panelas para que o almoço não queimasse.
Que tivesse noções básicas de enfermagem e fosse catedrática em medicina da alma. Que aplicasse curativos nos ferimentos do corpo e colocasse bálsamo nas chagas da alma ferida e magoada.
Mãos que soubessem acarinhar, mas que fossem firmes para transmitir segurança ao filho de passos vacilantes. Mãos que soubessem transformar um pedaço de tecido, quase insignificante, numa roupa especial para a festinha da escola.
Por ser mãe deveria ser dotada de muitos pares de olhos. Um par para ver através de portas fechadas, para aqueles momentos em que se perguntasse o que é que as crianças estão tramando no quarto fechado.
Outro para ver o que não deveria, mas precisa saber e, naturalmente, olhos normais para fitar com doçura uma criança em apuros e lhe dizer: Eu te compreendo. Não tenhas medo. Eu te amo, mesmo sem dizer nenhuma palavra.
O modelo de mãe deveria ser dotado ainda da capacidade de convencer uma criança de nove anos a tomar banho, uma de cinco a escovar os dentes e dormir, quando está na hora.
Um modelo delicado, com certeza, mas resistente, capaz de resistir ao vendaval da adversidade e proteger os filhos.
De superar a própria enfermidade em benefício dos seus amados e de alimentar uma família com o pão do amor.
Uma mulher com capacidade de pensar e fazer acordos com as mais diversas faixas de idade.
Uma mulher com capacidade de derramar lágrimas de saudade e de dor mas, ainda assim, insistir para que o filho parta em busca do que lhe constitua a felicidade ou signifique seu progresso maior.
Uma mulher com lágrimas especiais para os dias da alegria e os da tristeza, para as horas de desapontamento e de solidão.
Uma mulher de lábios ternos, que soubesse cantar canções de ninar para os bebês e tivesse sempre as palavras certas para o filho arrependido pelas tolices feitas.
Lábios que soubessem falar de Deus, do Universo e do amor. Que cantassem poemas de exaltação à beleza da paisagem e aos encantos da vida.
Uma mulher. Uma mãe.
* * *
Ser mãe é missão de graves responsabilidades e de subida honra. É gozar do privilégio de receber nos braços Espíritos do Senhor e conduzi-los ao bem.
Enquanto haja mães na Terra, Deus estará abençoando o homem com a oportunidade de alcançar a meta da perfeição que lhe cabe, porque a mãe é a mão que conduz, o anjo que vela, a mulher que ora, na esperança de que os seus filhos alcancem felicidade e paz.
Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 5, ed. Fep.
Em 04.05.2010.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Conselho de classe
A abertura foi feita com a mensagem "professor apaixonado" de Gabriel Perissé.
http://www.youtube.com/watch?v=oeosynU2SsE
domingo, 25 de abril de 2010
domingo, 4 de abril de 2010
domingo, 21 de março de 2010
A ESCOLA NO GEEMPA
As professoras Jane e Jaqueline(1º) estiveram no mês de março em PoA, participando da formação Geempiana no Colégio Júlio de Castilhos.
domingo, 14 de março de 2010
MUSICALIZAÇÃO NO XAVIER
Aula de clarineta
O Professor Guilherme Garbosa(UFSM) deu inicio dia 11/03/2010 as aulas de clarineta na nossa Escola.
As mesmas devem colaborar para que as crianças e os jovens compreendam a musica como algo significativo na vida das pessoas e grupos, uma forma de interpretação do mundo e de expressão de valores, um espelho que reflete sistemas e redes culturais e que, ao mesmo tempo, funciona como uma janela para novas possibilidades de atuação na vida.
CALENDARIO:
25/03/2010 - daS 16H - 17H30MIN.
08/04/2010 - daS 16H - 17H30MIN.
22/04/2010 - daS 16H - 17H30MIN.
06/05/2010 - daS 16H - 17H30MIN.
20/05/2010 - daS 16H - 17H30MIN.
03/06/2010 - daS 16H - 17H30MIN.